O pão nosso de cada dia

domingo, 17 de julho de 2011

Museu de Ciências e Zoo!!

Tínhamos combinado de ir ao Science Museum em Londres, na quarta-feira. A caravana incluía meus pais, eu e as crianças. Assim, às 9h30 da manhã, acordei com o telefone tocando: era a D. Rita e seu toque da alvorada! Deveríamos todos nos levantar e nos por em marcha até o museu - umas boas duas horas de viagem. Para meus pais, que estão na casa da Renata, a jornada é um pouco menor.

Todos prontos, tomamos um rápido café da manhã e saímos! Logo chegamos na estação de trem, compramos os bilhetes e embarcamos. Um comentário: o transporte coletivo daqui é muito bom, mas também bem caro! Eu comprei um bilhete que nos daria direito a ir até o museu (trem + metrôs) e voltar para casa, sempre em horário alternativo (fora do rush). Total: 34 pounds!

Chegamos no museu. Meus pais já estavam lá há algum tempo e decidimos comer um lanche rápido antes de começar a visitação - já era quase uma hora da tarde e a fome dava sinais de vida. Comemos na lanchonete do museu, que por sinal estava lotado! Cheio de excursões escolares e visitantes "avulsos" como nós.

Eu já conhecia o Museu de Ciências, mas mesmo assim fiquei impressionada! São sete andares com exibições bem interessantes e, melhor de tudo, as crianças encontram espaços para brincar e fazer experimentos com várias peças do museu. Assim, esqueçam aquela chatice de museus sem interação - aqui, a molecada mexe em (quase) tudo e os assuntos prendem a atenção de todo mundo!

A Helena e o Dudu brincaram e andaram durante horas, fascinados com o que viam! Entramos também em um cinema em que as poltronas se mexiam, simulando os vôos acrobáticos da Real Força Aérea. Muito legal.

Ficamos particularmente impressionados com a quantidade de satélites que circundam a Terra - o primeiro foi colocado em órbita há mais de 50 anos! Eu não sabia que havíamos mandado tantas geringonças para o espaço! Parece um enxame prestes a nos atacar! Ai que medo de um destes (principalmente os mais velhos) caír no nosso planetinha!!
Antes de ir embora - por volta das 17 horas, ainda fomos tomar um café com muffins. Assim que nos sentamos nas mesas coletivas da cafeteria do museu, vimos que o jovem casal ao nosso lado se deliciava com enormes hambúrgueres e brilhantes porções de batatas fritas. Água na boca na hora!! Infelizmente fomos informados que a cozinha já estava fechada e que apenas bebidas e muffins estavam sendo servidos. As crianças e minha mãe comeram seus bolinhos e nós fomos embora em seguida.

Chegamos em casa depois da 19 horas, exaustos e famintos. Ainda paramos no mercadinho aqui perto para comprar alguma coisa para o jantar. A escolha foi unânime: hambúrguer e batata frita! Nenhum de nós havia esquecido o prato apetitoso dos namorados no museu! Família de gordo que somos!!

Comemos e nos deliciamos! Em seguida tomamos banho e dormimos cedo. Os passeios para Londres são ótimos, mas deixam a todos cansadíssimos!

Passamos a quinta feira em casa, sem fazer nada! O Dudu saiu para brincar com seus amigos, como sempre faz, eu e a Helena ficamos por aqui.

Na sexta-feira, 9 horas da manhã, novo toque da alvorada: D. Rita nos lembrando que tínhamos combinado de ir ao zoológico! Acordei os pequenos - tarefa nada simples - e saímos de casa sem tomar café. No caminho para a estação de trem compramos uns "toddynhos"  e uns donuts para comer na viagem.

Chegamos na estação de Regent's Park e perguntamos qual o melhor caminho para o Zoo. A pessoa com quem conversei me disse que deveríamos ir a pé (10 minutos apenas), cruzando o Parque (o tal Regent's Park). Foi o que fizemos. Confesso que o parque é lindo de morrer - o mais lindo parque que já vi na vida! - mas a caminhada era bem longa! Demoramos 45 minutos para chegar ao Zoo e encontramos meu pai já bufando, impaciente com a espera! Voltando ao assunto parque, que lindeza!! Canteiros maravilhosos e coloridos, muitos patos andando calmamente pelos gramados, visitantes deitados como lagartos se esquentado sob o sol forte.

Lá no zoo, os passeios de sempre: leões preguiçosos, tigres dorminhocos! Em amo os felinos e toda vez fico deslumbrada com estes gatos gigantes! Vimos também alguns insetos e aves da Floresta Amazônica e descobrimos que 25% dos medicamentos existentes no mundo hoje contam com algum  ingrediente da nossa Amazônia. Por outro lado, apenas 1% de nossa flora foi estudada. Já imaginou o que não deve ter escondido por lá? Se apenas 1% das plantas é responsável por 25% dos remédios usados na medicina ocidental, imagine o que não seria possível com mais pesquisa! Precisamos mesmo cuidar desta preciosidade!!

o "rola-bosta"
As crianças e meu pai foram visitar uma exposição de insetos e outros animais nojentos que preferi não ver. Ficamos, minha mãe e eu, do lado de fora, conversando. Eles ficaram lá dentro por uns 20 minutos e saíram cheios de novidades. A maior delas: viram um besouro que meu pai reconheceu e cujo nome foi motivo de muitas risadas entre eles! O "rola-bosta" (nem preciso dizer que este é o nome do inseto no Brasil. Aqui encontramos apenas o nome científico, do qual, aliás, ninguém se lembra!) !! Sim, é isso mesmo! Aparentemente, o tal besouro se alimenta de excrementos e, de tanto rolar a porcaria de um lado para o outro, acaba formando uma bolota que justifica seu nome. Veja a escultura do besouro que encontramos no zoológico. Helena e Dudu até hoje não falam de outra coisa!!


Outra atração que adoramos no zoológico: os pinguins!! Como são fofos estes bichinhos! Os pinguins ficavam em uma piscina "art deco" (veja foto no final deste post), mas se mudaram para uma "praia" (artificial, claro) recém inaugurada! São 66 pinguins gorduchos e rebolativos que encantam a todos! Nesta prainha onde eles ficam há uma arquibancada de onde os visitantes podem assistir os fofos sendo alimentados. Claro que ficamos por lá para ver e não nos arrependemos! Eles nadam em sincronia e seguem a moça que carrega o balde cheio de sardinhas. O que ninguém sabia é que quando a tratadora começa a jogar os peixes na água, as gaivotas - gulosíssimas - aparecem e começam a dar rasantes para todos os lados a fim de roubar os peixes dos pinguins. Impressionante e muito engraçado! Amei!

Acabada a apresentação dos pinguins, os auto-falantes começaram a anunciar que era hora de ir embora. Estávamos todos cansados e aceitamos o convite com prazer. Fomos andando até o ponto de ônibus e lá nos deparamos, pela primeira vez, com os ônibus cheios de final de tarde em Londres. A diferença com o Brasil? Os ônibus vinham cheios sim, mas não lotados! E sabe porque não lotam? Por que o motorista pára no ponto, abre apenas a porta de saída e aguarda os passageiros se retirarem. Depois, analisa se o ônibus está vazio o suficiente para receber mais gente sem se transformar em uma lata de sardinhas. Resultado: como apenas dois passageiros saíram do primeiro ônibus, o motorista nem abriu a porta que admitiria novos viajantes. O segundo ônibus chegou, depois de dez minutos, e ninguém saiu de la. Novamente a porta  de entrada permaneceu fechada. Resolvemos não esperar mais e seguimos para a estação de metrô a pé!

Lá, nos despedimos dos meus país e seguimos para Hertford. Estávamos todos super cansados - não sei como minha mãe aguentou, coitada! Entramos no metrô e logo percebi os olhos da Helena cheios de lágrimas: perguntei o que era e ela me disse que detesta se despedir dos avós! Eu entendi na hora - ainda me lembro de quando era bem criança e o nonno e a nonna resolveram se mudar para Curitiba. A cada partida deles eu me sentia tristíssima e chorava sem parar!

Finalmente, chegamos na estação de trem. Lá nos acomodamos confortavelmente e esticamos as pernas para descansar. O trem tinha partido fazia uns 15 minutos quando de repente parou em uma estação e fomos avisados que havia um incêndio em uma linha que estava afetando todas as outras. Não poderíamos seguir viagem até que as estradas de ferro fossem liberadas. Quanto tempo? Ninguém sabia!

Muita gente saiu do vagão e foi para não sei onde. Nós, que não só não tínhamos alternativa como também estávamos cansados demais para andar, permanecemos sentados. A Helena se lembrou dos donuts do café da manhã que haviam sobrado e que estavam guardados (amassados) na minha bolsa e mandou ver!

Meia hora mais tarde o trem partiu novamente. Logo chegamos em casa. Não fizemos mais nada, apenas descansamos e nos entregamos aos prazeres de uma boa noite de sono.

Durante o final de semana ficamos em casa, sem fazer nada! Passamos o tempo todo jogando, assistindo TV, lendo e conversando. Uma delícia. Choveu bastante e ainda chove. Estamos todos bem, adorando a vida nova!

Um beijo a todos!

Cheers,
Cláudia

Imaginem como eles deviam ficar fofos andando por estas rampas!

2 comentários:

  1. Oi Cláudia,
    Vejo que a semana foi bem agitada!!! Muito bom tudo isso, pois não há tempo para marasmo...
    Que bom que você está curtindo estes momentos com seus pais, é sempre muito bom poder dividir certos momentos de nossa vida!
    Em relação a despedida, quando vc citou olhos com lágrimas, eu logo associei a despedida com os avós...eu tb passei por isso por inúmeras vezes em minha infância e adolescencia...muito chato isso, mas que faz parte da vida.
    O importante é estarem todos bem, o resto é tocar a vida.
    Adoro ler sua nota, pois sinto-me passando e vendo de perto tudo o que escreve. (interessante isso, eu costumo absorver tudo o que leio...preciso tomar cuidado....hehehe)
    Tenham uma semana linda e abençoada!
    Beijos a vocês

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque,

    Eu fico sempre muito feliz com seus comentários e adoro saber que vc acompanha nossa vida pelo blog! Quer dizer, por enquanto vc nos acompanha pelo blog, mas tenho fé que ainda vamos receber sua visita em nossa casa! A gente ficaria muito, muito feliz, viu? Pode deixar que, enquanto isso não acontece, vou contar tudo em detalhes para vc! Um beijo enorme para vcs e mande notícias!!
    Claudia

    ResponderExcluir